ELEIÇÕES 2016: QUAL LETRA DO ALFABETO VAI MANDAR NA PREFEITURA DE PONTES E LACERDA.

A história das eleições municipais em Pontes e Lacerda,  localizada a aproximadamente 450 km da capital Cuiabá, começa oficialmente no ano de 1982 quando aconteceu a primeira eleição direta para o cargo de executivo. E, ao fazer um recorte do fato surgem alguns questionamentos, entre eles, Quem foram os eleitos nos 8 (oito) pleitos no município? Quais as letras iniciais dos nomes que saíram vitoriosas nas urnas?

Quem mora no município de Pontes e Lacerda,  há mais  mais de 30 anos certamente deve saber quais foram os prefeitos eleitos em cada eleição e portanto já tem a resposta na ponta da língua. Mas, como a grande maioria dos eleitores não se lembra em quem votou na útlima eleição,  talvez não tenha se dado conta para este ponto da história, e que de fato não significa algo de extraordinário, mas entra naquelas colunas dos detalhes curiosos da vida e da própria política. 

Bem, antes de detalhar o presente e o passado, porque não abrir um outro questionamento para o futuro, e parte do título desta postagem, qual será a letra inicial do nome do prefeito que vai comandar Pontes e Lacerda na próxima gestão? Uma pergunta que só terá a reposta definitiva depois do dia 02(dois) de outubro deste ano, quando serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o Brasil.  No entanto, se agora não é possível afirmar qual será a letra, podemos mencionar os pré-candidatos ao posto mais importante do executivo municipal e, nesta corrida a prefeitura diríamos que são várias as letras iniciais, um verdadeiro alfabeto intercalado entre vogais e consoantes. No entanto antes de trazer informação sobre o ano de 2016, vamos tirar as dúvidas daqueles que não conseguiram decifrar quais foram as letras predominantes em Pontes e Lacerda, quando o assunto é o cargo de prefeito do município, é muito fácil de esclarecer, são elas o “D” e o “N”, passando timidamente pelo “J” e o “H”.

Fazendo um retrospecto temos o primeiro “D” no comando do município com o prefeito Dionir de Freitas Queiroz de 1983 à 1988; de 1989 à 1992 o segundo “D” com o Dr. Dauri Alves Mariano: e você acha que parou, se enganou de 1993 a 1996 o “D” do prefeito Dionir de Freitas Queiroz voltou a comandar o município.Assim como na primeira eleição direta, a de 1982 foram cinco candidatos,  ( Dionir e Apolinário, Joaquim da Farmárcia, João Lima e Dr. Dauri), a disputa de 1996 também contou com a participação de cinco candidaturas ( Décio, Dr. Dauri, Kiko, Manoel e Valter da loja) e mais uma vez deu a letra  “D” com a vitória do Décio Cipriano Maniçoba, que administrou de 1997 à 2000, com uma ressalva , depois de sofrer uma punição da câmara, o vice João Bento assumiu quebrando parcialmente a sequência da letra “D” no comando da prefeitura de Pontes e Lacerda.

Isso mostra que a história política de Pontes e Lacerda é feita de coincidências, então, o que dizer da disputa eleitoral do ano 2000, na qual não teve nenhum candidato na disputa com a letra inicial “D”, mas curiosamente dois nomes com a letra “N”, Nelson Miura e Newton Miotto, e uma nova história que seguiu nos próximos três mandatos, tendo o prefeito Nelson Miura administrado o município de 2001 à 2004 e o prefeito  Newton Miotto administrado Pontes e Lacerda entre os anos de 2005 à 2008 e de 2009 à 2012, com a participação do vice-prefeito Hilário Garbim  como do prefeito em exercício, sendo assim dando um espaço também para a letra “H” comandar a cidade.Para fechar essa sopa de letrinhas, a disputa da ultima eleição para prefeito novamente contou com participação uma letra “D” no páreo com o candidato Donizete da Len que disputou com o candidato Hilário Garbim, e com o dobro dos votos deu a letra “D” novamente, garantindo ao Prefeito Donizete da Len a oportunidade de administrar Pontes e Lacerda de 2013 à 2016. 

Então, voltando ao título desta matéria, qual será a letra inicial do nome que vai comandar Pontes e Lacerda na próxima gestão?  A reposta desta questão vai passar pelo processo de composição dos grupos, e pelos votos dos eleitores. Uma coisa é certa,  já despontam na corrida eleitoral um sopa de letrinhas em diversos partidos, são eles os pré-candidatos, uns já anunciados, outros somente nas especulações:  da letra “A”: Alcino Barcelos (PSD) Antônio Azambuja (PSB); da letra “C”  Caio Roman (PV); da letra “D” Donizete da Len (PSDB) , que aliás, tem afirmado que não é, mas não descarta ir a reeleição caso receba um pedido divino; da letra “I”, com o Ivanildo Amaral (PSD); com a letra “N” dois nomes aparecem nas resenhas políticas, o Newton  Miotto do PP e Nogueira (José Nogueira de Menezes Filho) do PMDB; na letra “R” mais dois pré-candidatos com o Romes Amurim (PSD) e Ramão Junior (PSDB) e na letra V o pré-candidato Vadinho (Edward Rodrigues) do PMDB. 

Bem, se olharmos para o tabuleiro político,  temos seis partidos com condições de lançar candidatos ao cargo de prefeito, mas como as peças ainda serão mexidas, essa disputa poderá reduzir ao máximo de três coligações, podendo inclusive repetir o que vem acontecendo em Pontes e Lacerda desde o ano de 2000, com uma disputa entre dois candidatos.

Uma coisa é certa, independente da letra inicial do futuro prefeito, a letra mais importantes que a população está pensando neste momento é o “P”, mas não é de partido, mas sim de Pontes e Lacerda, a princesinha do Vale do Guaporé.  

E,  viva a democracia.

                                                                                                     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Celso Garcia| 28/03/16 às 11:37

Antonio

Muito bom Celson, não havia me atentado para essas coincidência, fora texto muito, parabéns

28/03/16 às 19:08

Luiza Machado

Se analisarmos friamente essas informações, veremos que Pontes e Lacerda não tem nenhuma "sorte" com os gestores que possuem a letra D na inicial do seu nome. Seria isso uma "maldição do D"???

30/03/16 às 21:13

WALLENSTEIN MAIA SANTANA

Excelente produção textual, Celso Garcia. Tal produção, expõem de forma sucinta e objetiva a conjuntura política do poder executivo municipal para a conscientização da sociedade de Pontes e Lacerda. Parabéns pelo profissionalismo jornalístico!

26/04/16 às 22:00

Elmo

Muito interessante Celso. Parabéns.

16/07/16 às 19:19

REC8 / PARCEIROS

CONTATO

(65) 3266 5772
(65) 99802-0542

Rua Ceará, 389 - Esquina com a BR-174 B

Pontes e Lacerda | MT

REC8 - TV GUAPOREÍ RECORD - COPYRIGHT © 2015-2021

DESENVOLVIDO POR